Estilo pessoal: você sabe a importância de encontrar o seu?
Encontrar o estilo pessoal é algo que vai muito além de saber como combinar peças e também tem um papel muito mais importante do que você provavelmente imagina. O estilo pessoal não é apenas glamour. Ele tem mais a ver com ser consciente, segura e empoderada.
Quer saber como encontrar o seu? Neste post falaremos melhor sobre esse assunto e daremos dicas que vão te ajudar. Confira!
O que é o estilo pessoal?
Primeiramente, precisamos esclarecer que o estilo pessoal não é moda. Ou seja, não significa estar sempre usando as tendências do momento, muito menos optar por roupas caras só por serem de marcas famosas.
O estilo pessoal é algo muito individual, relacionado ao autoconhecimento e a mensagem que você procura transmitir através da sua imagem. É reflexo da sua personalidade e do seu cotidiano, das necessidades que você tem na rua rotina e como se veste para se sentir bem nela.
Quais são os tipos de estilo pessoal?
O estilo, como vimos, é muito único para cada pessoa Isso não significa que você precisa se restringir a um jeito de se vestir durante toda a sua vida, até porque ele é uma construção pessoal que acompanha seu amadurecimento ao longo dos anos. Assim, o seu estilo pessoal pode variar de acordo com suas mudanças comportamentais e de vida.
De maneira geral, existem 7 tipos de estilo que são considerados universais:
Clássico: nele predominam as peças de alfaiataria, corte reto, cores mais sóbrias, discretas e harmônicas;
Moderno: o estilo moderno é mais ousado ao apostar mais nas tendências, além de misturar peças de alfaiataria com detalhes de ousadia, sejam acessórios maiores e chamativos ou cores mais vibrantes e peças com sobreposição;
Sofisticado: o estilo sofisticado é bem parecido com o modelo clássico, pois também privilegia as peças de alfaiataria, mas também permite combinações um pouco mais ousadas e explora outros tons de cores;
Romântico: esse estilo é aquele em que predominam as peças rodadas e tecidos bordados e com renda. Os vestidos e laços são característicos desse estilo, principalmente quando em tons pastéis e com acabamento delicado;
Casual ou esportivo: esse é o estilo de quem valoriza o conforto acima de tudo. Nele predominam peças que combinam com quase tudo, como jeans, couro e tênis;
Sedutor: repleto de peças que modelam o corpo, esse guarda-roupa aposta nos decotes, cores fortes e salto alto;
Criativo: como o próprio nome diz, esse é um estilo para quem gosta de misturar cores, estampas e texturas. A ideia é ser original e vale até customizar.
Qual a importância de encontrar o próprio estilo?
Encontrar o próprio estilo é se empoderar. Com ele, você poderá fazer escolhas mais assertivas e se vestir com roupas que realmente representam quem você é, naturalmente fazendo de você uma mulher mais segura e confiante.
Além disso, o estilo pessoal também está intimamente ligado ao consumo mais consciente. Sabe aquelas roupas que ficam paradas no seu guarda-roupa porque você não se sentem bem com elas? Isso vai acabar quando você souber o que realmente combina com você.
Ou seja, você vai perder aquela sensação frustrante de que suas peças não combinam umas com as outras e você nunca tem nada de bonito para usar. Importante destacar que o consumo consciente, por sua vez, também tem tudo a ver com sustentabilidade. Sendo assim, o estilo pessoal permite que você fique de bem consigo mesma e com o mundo.
Como descobrir meu estilo?
Vimos até aqui que o estilo pessoal é muito importante para quem quer passar uma imagem que condiz com sua personalidade, se sentir mais confiante e também fazer escolhas mais conscientes. Para descobrir o seu, reflita sobre os seguintes pontos:
Suas preferências
O estilo pessoal deve priorizar as roupas que fazem você se sentir bem, confortável. Avalie suas peças e selecione aquelas que você mais gosta. Identifique nelas características como tecido, corte e tom, tentando encontrar um padrão. Faça o mesmo com os acessórios.
Seus valores
Você é uma pessoa mais conservadora? Mais ousada? Está envolvida com causas ambientais ou veganismo? Tudo isso influencia nas suas escolhas na hora das compras e também reflete quem você é.
A sua mensagem para o mundo
Pense sobre a mensagem que você quer transmitir com sua aparência. Além de servir como uma forma de demonstrar seus valores, como vimos acima, o estilo pessoal também comunica seu espírito.
Um espírito jovem pode preferir peças multicoloridas e estampadas. Já uma pessoa séria e mais reservada pode preferir roupas mais clássicas e discretas, por exemplo.
Gostou dessas dicas? Veja também como acertar no look do home office!