top of page

Estilo pessoal: você sabe a importância de encontrar o seu?

Encontrar o estilo pessoal é algo que vai muito além de saber como combinar peças e também tem um papel muito mais importante do que você provavelmente imagina. O estilo pessoal não é apenas glamour. Ele tem mais a ver com ser consciente, segura e empoderada.

Quer saber como encontrar o seu? Neste post falaremos melhor sobre esse assunto e daremos dicas que vão te ajudar. Confira!

O que é o estilo pessoal?

Primeiramente, precisamos esclarecer que o estilo pessoal não é moda. Ou seja, não significa estar sempre usando as tendências do momento, muito menos optar por roupas caras só por serem de marcas famosas.

O estilo pessoal é algo muito individual, relacionado ao autoconhecimento e a mensagem que você procura transmitir através da sua imagem. É reflexo da sua personalidade e do seu cotidiano, das necessidades que você tem na rua rotina e como se veste para se sentir bem nela.

Quais são os tipos de estilo pessoal?

O estilo, como vimos, é muito único para cada pessoa Isso não significa que você precisa se restringir a um jeito de se vestir durante toda a sua vida, até porque ele é uma construção pessoal que acompanha seu amadurecimento ao longo dos anos. Assim, o seu estilo pessoal pode variar de acordo com suas mudanças comportamentais e de vida.

De maneira geral, existem 7 tipos de estilo que são considerados universais:

Clássico: nele predominam as peças de alfaiataria, corte reto, cores mais sóbrias, discretas e harmônicas;

Moderno: o estilo moderno é mais ousado ao apostar mais nas tendências, além de misturar peças de alfaiataria com detalhes de ousadia, sejam acessórios maiores e chamativos ou cores mais vibrantes e peças com sobreposição;

Sofisticado: o estilo sofisticado é bem parecido com o modelo clássico, pois também privilegia as peças de alfaiataria, mas também permite combinações um pouco mais ousadas e explora outros tons de cores;

Romântico: esse estilo é aquele em que predominam as peças rodadas e tecidos bordados e com renda. Os vestidos e laços são característicos desse estilo, principalmente quando em tons pastéis e com acabamento delicado;

Casual ou esportivo: esse é o estilo de quem valoriza o conforto acima de tudo. Nele predominam peças que combinam com quase tudo, como jeans, couro e tênis;

Sedutor: repleto de peças que modelam o corpo, esse guarda-roupa aposta nos decotes, cores fortes e salto alto;

Criativo: como o próprio nome diz, esse é um estilo para quem gosta de misturar cores, estampas e texturas. A ideia é ser original e vale até customizar.

Qual a importância de encontrar o próprio estilo?

Encontrar o próprio estilo é se empoderar. Com ele, você poderá fazer escolhas mais assertivas e se vestir com roupas que realmente representam quem você é, naturalmente fazendo de você uma mulher mais segura e confiante.

Além disso, o estilo pessoal também está intimamente ligado ao consumo mais consciente. Sabe aquelas roupas que ficam paradas no seu guarda-roupa porque você não se sentem bem com elas? Isso vai acabar quando você souber o que realmente combina com você.

Ou seja, você vai perder aquela sensação frustrante de que suas peças não combinam umas com as outras e você nunca tem nada de bonito para usar. Importante destacar que o consumo consciente, por sua vez, também tem tudo a ver com sustentabilidade. Sendo assim, o estilo pessoal permite que você fique de bem consigo mesma e com o mundo.

Como descobrir meu estilo?

Vimos até aqui que o estilo pessoal é muito importante para quem quer passar uma imagem que condiz com sua personalidade, se sentir mais confiante e também fazer escolhas mais conscientes. Para descobrir o seu, reflita sobre os seguintes pontos:

Suas preferências

O estilo pessoal deve priorizar as roupas que fazem você se sentir bem, confortável. Avalie suas peças e selecione aquelas que você mais gosta. Identifique nelas características como tecido, corte e tom, tentando encontrar um padrão. Faça o mesmo com os acessórios.

Seus valores

Você é uma pessoa mais conservadora? Mais ousada? Está envolvida com causas ambientais ou veganismo? Tudo isso influencia nas suas escolhas na hora das compras e também reflete quem você é.

A sua mensagem para o mundo

Pense sobre a mensagem que você quer transmitir com sua aparência. Além de servir como uma forma de demonstrar seus valores, como vimos acima, o estilo pessoal também comunica seu espírito.

Um espírito jovem pode preferir peças multicoloridas e estampadas. Já uma pessoa séria e mais reservada pode preferir roupas mais clássicas e discretas, por exemplo.

Gostou dessas dicas? Veja também como acertar no look do home office!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Organização do guarda-roupa: 7 dicas para o verão

Depois das festas de final de ano, é o momento de repensar as metas e organizar a casa. Esse processo inclui a organização do guarda-roupa, tarefa que é quase um ritual para muita gente. Afinal, é sup

bottom of page