O papel da moda enquanto movimento social
O conceito de moda e a ideia de “estar na moda” foram, durante muito tempo, unicamente sinônimo de glamour, padrões estéticos e privilégios. Porém, atualmente, os debates sobre o papel da moda na sociedade moderna trouxeram para esse universo um novo olhar, um novo posicionamento.
Entender essa mudança e as razões que levaram a ela é muito importante. Não só para que as pessoas possam se respeitar e se amar mais, mas para que saibam como contribuir e fortalecer esse movimento.
Vamos debater essa questão?
O papel da moda na sociedade
Os ideais de beleza estão enraizados na sociedade, presentes em vários lugares. Ela é tratada como um produto a ser vendido, refletida nos produtos midiáticos como algo que é perfeito e que não permite variações.
A indústria impõe que os cosméticos precisam esconder aquilo que foge a essa perfeição, assim como os procedimentos cirúrgicos são uma espécie de solução definitiva para esse “problema”.
Nesse contexto, o que se vê é que essa linha de pensamento promove uma redução cada vez maior das individualidades. Todos buscam viver segundo um padrão, apostando em todas as mudanças necessárias para alcançá-lo.
A moda, por outro lado, tem mudado bastante essa concepção. Por muito tempo, ela também esteve atrelada a essa busca incessante pelo que a sociedade tenta impor, criando regras e determinando o que os diferentes tipos de corpos poderiam usar. Mais do que isso, reforçando que aquilo que fugia desses “limites” não poderia ser considerado belo.
Contudo, a moda é um movimento social e que está constantemente buscando pelo novo, se reinventando. Ela é capaz de captar as necessidades do presente, refletindo as transformações do mundo.
Com os canais digitais se popularizando, o acesso ao debate foi democratizado e as diferentes ideias culminaram nos manifestos de identidade que vemos hoje.
O plus size, principalmente, veio para quebrar com essas regras que limitam os corpos, reafirmando que a moda tem mais relação com se sentir bem e valorizar sua individualidade, ao contrário de se aprisionar em ideais que foram criados por terceiros.
A construção de um movimento
O ato de escolher como se vestir passou a ser um movimento de reafirmação. A escolha por aquilo que faz você se sentir bem e que te representa, é o verdadeiro “se vestir com propósito”.
O papel da moda, em outras palavras, está mais do que nunca atrelado ao destaque das personalidades, gostos, origens e valores. Principalmente, ele traz à tona os ideais de representatividade e de união, que celebram a igualdade entre gêneros e o respeito mútuo.
Através desse novo olhar, as mulheres podem enxergar com mais clareza sua importância e suas competências, fortalecendo o empoderamento feminino sem se prender a tendências.
Ainda que as conquistas já tenham atingido diferentes esferas, é preciso continuar incentivando esse movimento para que ele chegue ainda mais longe. Seja dando visibilidade e participando das discussões, seja apoiando outras mulheres ou respeitando suas vontades.
Você acredita na importância do papel da moda na sociedade e quer se juntar a outras mulheres que, como você, também valorizam suas próprias escolhas? Venha ser parte da nossa comunidade!