Redes sociais: 5 cuidados que você deve tomar no perfil da sua loja
Não há como negar que as redes sociais vieram para ficar e mudaram a forma como o consumidor se relaciona com as marcas com que se identifica.
Por essa razão, a presença digital das empresas nesses canais é essencial para se aproximar mais do público e construir um bom relacionamento.
Porém, se você está começando agora a usar o Instagram ou o Facebook para promover a sua loja, é importante estar ciente de alguns cuidados básicos que fazem toda a diferença na gestão dessas plataformas.
Quando são utilizadas de maneira incorreta, as redes sociais podem surtir um efeito contrário ao esperado, afastando e aborrecendo possíveis clientes. Não é isso que você quer, certo?
Portanto, continue lendo e confira essas super dicas!
Importância da presença nas redes sociais
Todo mundo hoje tem o celular como companheiro inseparável e, através dos aplicativos, ficamos sempre conectados às redes sociais.
Ter um perfil nessas plataformas é uma forma de fazer com que o nome da sua loja esteja sempre presente na memória das clientes, além de ser uma oportunidade de se relacionar com elas e fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho.
Essa é hoje uma estratégia obrigatória para que qualquer negócio prospere nos dias atuais e o contexto da Covid-19 veio para reforçar essa perspectiva.
Além disso, quando falamos de moda é preciso ter em mente que há toda uma questão estética envolvida, que também é muito potencializada pela internet.
Nesse sentido, utilizar as mídias sociais para publicar fotos e vídeos que mostram a beleza das suas peças é uma forma de criar uma vitrine virtual, que encanta e desperta o interesse de compra em suas seguidoras.
Cuidados para as redes sociais da loja
Você já viu até aqui que estar presente nas redes sociais é mais do que necessário.
Mas, ainda mais importante que isso, é preciso tomar certos cuidados na utilização dessas ferramentas, pois o seu perfil profissional não pode ser gerenciado da mesma forma como você faz com seu perfil pessoal.
Veja alguns cuidados básicos que fazem toda a diferença:
1. Seja profissional
Essa é uma dica um tanto quanto óbvia, mas ainda há muitos perfis amadores nas redes sociais. Isso não é nada positivo, pois não transmite confiança para o cliente.
Para ser mais profissional basta adotar alguns cuidados básicos, como ter uma conta exclusiva para negócios, utilizar a logo da sua loja na foto de perfil e usar um tom mais formal ao se comunicar.
Por fim, mas não menos importante: cuidado com a ortografia! Erros de português pegam muito mal, e escrever tudo em caixa alta também, pois passa a impressão de que você está o tempo todo gritando e sendo rude com seu público.
2. Responda a todos os comentários e mensagens
Responder a todos os comentários e mensagens privadas pode ser um pouco exaustivo às vezes, mas é extremamente necessário. Isso faz parte da construção de um relacionamento com as clientes e chama a atenção do público.
Agradeça os comentários positivos e responda, principalmente, as reclamações. Aposte em um tom polido e peça desculpas sempre que necessário, pois essa atitude confere honestidade ao seu perfil.
Tenha consciência de que as interações nas postagens são públicas e qualquer pessoa que entrar no seu perfil vai ver como você lidou com as críticas. Esse aspecto é determinante para a opinião que as pessoas formam sobre o seu negócio.
Por exemplo, alguém faz uma crítica ao atendimento da sua loja em uma das suas publicações.
Você pode adotar uma postura compreensiva, respondendo à cliente que sua loja preza pelo bom atendimento e que a opinião dela é muito importante para você, convidando-a a entrar em contato e explicar melhor o que houve.
Para evitar comentários desrespeitosos, você pode ainda personalizar um filtro que bloqueia termos ofensivos. Essa é uma opção disponível nas configurações das principais redes sociais, como Facebook e Instagram.
3. Monitore e seja ágil nas respostas
Uma das razões pelas quais os clientes tentam entrar em contato com a loja através das redes sociais é pela agilidade a que esse canal remete. Ou seja, essas pessoas esperam ser respondidas rapidamente.
Por isso, o ideal é que sua loja tenha uma pessoa responsável por esse canal durante o horário comercial. Assim é possível sanar, em tempo real, dúvidas que possam estar relacionadas a um interesse de compra, por exemplo.
4. Equilibre a frequência de postagens
É preciso encontrar um equilíbrio e ter uma certa responsabilidade com o seu perfil corporativo nas mídias.
Uma dica é fazer um planejamento da frequência das publicações durante a semana e manter a constância, observando o que dá certo e fazendo ajustes se necessário.
Se você não aparece no feed dos seguidores, a visibilidade dos seus produtos será baixa. Mas considere que bombardear essas pessoas com postagens em excesso pode ser bem irritante.
5. Interaja e use a criatividade
O mais importante na presença da sua loja nas redes sociais é focar no relacionamento e na criatividade para produzir conteúdo relevante. É isso que as pessoas que seguem seu perfil esperam.
Tendo em mente os cuidados anteriores, você pode criar enquetes, mostrar novidades, repostar publicações que citam sua marca a até usar um tom mais descontraído para se comunicar com o público.
Certifique-se de ser um perfil interessante e atrativo, que até você gostaria de seguir.
Essas dicas de redes sociais foram úteis para você? Saiba também como utilizar o WhatsApp para negócios.