top of page

Segurança em e-commerce: 6 aspectos para observar no site antes de comprar

Se você está se preparando para fazer ótimas nas festas de final de ano, um ponto importante a que você deve dar atenção é a segurança em e-commerce.

Na busca pelas melhores ofertas, acabamos não tendo tanto cuidado com esses detalhes, o que nos coloca em risco.

Muitas fraudes acontecem porque os criminosos se aproveitam desse período de euforia para falsificar sites ou interceptar dados de lojas e roubar as informações pessoais do usuário. Você não quer passar por isso, né?

A boa notícia é que existem ferramentas que permitem que as lojas online se protejam contra esse tipo de problema. Você pode realmente encontrar sites sérios para comprar tranquilamente, basta fazer aquele check-up no seu e-commerce favorito.

Para te ajudar, elaboramos uma lista com os principais pontos que você deve avaliar na página antes de partir para as compras. Confira!

1. Confirme a criptografia do site

O primeiro aspecto que você deve observar é se o site tem criptografia, ou seja, se ele protege os dados que você vai inserir na hora do pagamento contra hackers e tentativas de phishing.

Você pode validar esse item conferindo se o endereço do site começa com “https”, que significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou clicando no ícone de mini cadeado no canto esquerdo.

2. Verifique os selos de segurança

Os selos de segurança comprovam que o site não é malicioso. Além disso, eles confirmam que o site é capaz de otimizar a navegação, bloquear anúncios e até proteger suas informações em redes Wi-Fi públicas.

3. Verifique a presença de dados da loja

A segurança em e-commerce também é mais garantida se o site apresentar informações da loja obrigatórias por lei, como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), razão social, endereço da sede da empresa, telefone ou formulário de contato.

Esses dados devem estar visíveis em algum local da página inicial, sendo bem comum que você os encontre no rodapé.

4. Busque pelos canais de atendimento

Quanto mais opções de canais para contato a loja disponibilizar, mais segura ela é. E-mail, telefone, WhatsApp e horário de atendimento comercial são fundamentais, pois você sabe que em caso de dúvidas ou problemas com a compra, será prontamente atendida.

5. Leia a política da loja

Toda loja séria tem uma política clara, que inclui pagamento, trocas, devoluções, condições de envio e prazo de entrega.

Dedique um pouco do seu tempo para conferir esses detalhes e ficar ciente de quais são os direitos e deveres que você tem como cliente e que a loja tem como empresa.

6. Avalie o profissionalismo do site

A segurança em e-commerce também pode ser validada com a ajuda de aspectos estéticos do site. Lojas sérias utilizam fotos com alta resolução e bem produzidas. Além disso, o design da página é bem feito e não há erros gramaticais e ortográficos na escrita.

Desconfie também de preços muito abaixo do padrão de mercado, ok?

Gostou dessas dicas de segurança em e-commerce? Veja também quais são os erros mais comuns na hora de escolher o tamanho das roupas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Organização do guarda-roupa: 7 dicas para o verão

Depois das festas de final de ano, é o momento de repensar as metas e organizar a casa. Esse processo inclui a organização do guarda-roupa, tarefa que é quase um ritual para muita gente. Afinal, é sup

bottom of page