top of page

Vida útil das roupas: 6 cuidados de lavagem para suas peças

A vida útil das roupas é uma questão muito relativa. Alguns tecidos são mais frágeis e por isso desgastam mais rápido, enquanto outros são mais resistentes. Porém, a forma como cuidamos delas influencia diretamente nessa questão.

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, inevitavelmente as peças acabam passando por um número maior de lavagens, o que exige cuidado redobrado.

Listamos a seguir algumas dicas preciosas que você deve levar para a vida, começando a colocar em prática desde já. Confira!

1. Tenha um ritual de preparação para a lavagem

Você é do tipo que só sai jogando as peças dentro da máquina, adiciona o sabão e vai embora? Saiba que esse é um péssimo hábito e que com certeza prejudica o aspecto das suas roupas.

É importante tirar um tempinho antes da lavagem para separar as peças por cor e, se possível, por tecido também. Peças escuras podem soltar tinta durante o processo, manchando as mais claras.

Além disso, colocar as roupas escuras para lavar ao avesso é uma medida extremamente eficaz para que a vida útil do tecido se prolongue e para que as cores permaneçam vívidas por mais tempo. Essa também é uma ótima estratégia para evitar que os temidos pelinhos fiquem grudados à peça após o processo.

2. Dê preferência pela lavagem de peças delicadas à mão

Mesmo que você tenha a máquina de lavar mais potente do mundo, certas peças não devem ser colocadas nela. Algumas são muito delicadas e o processo de lavagem automatizado costuma ser bem brusco, inevitavelmente levando ao desgaste da roupa.

Roupas íntimas e outras peças com tecidos mais delicados como seda, linho, renda ou lã devem ser preferencialmente lavadas à mão. Uma vez ou outra você pode optar pelo eletrodoméstico, caso você tenha uma máquina de lavar com função específica para esse tipo de fibra. Mas não é uma boa ideia fazer disso um hábito, certo?

3. Use um bom amaciante

O amaciante não é um produto que serve apenas para dar aquele cheirinho gostoso às roupas, não. Assim como a fibra dos nossos cabelos, as fibras dos tecidos também precisam de cuidados específicos para que as suas propriedades originais se mantenham.

Sendo assim, escolha um amaciante de boa qualidade e que realmente deixe suas peças com aspecto bem cuidado.

4. Não deixe as peças de molho por muito tempo

Deixar as roupas repousando na água com sabão durante um tempo realmente ajuda a tirar a sujeira mais rápido. Porém, não vale deixar a roupa lá por várias horas!

Peças imersas por longos períodos ficam frágeis e desgastadas mais facilmente também. O ideal é seguir as recomendações do rótulo do sabão que você costuma usar.

5. Verifique a etiqueta de cada peça

Essa é uma dica um pouco óbvia, mas que muita gente não segue. As peças são acompanhadas por uma etiqueta com instruções de lavagem que realmente fazem toda a diferença.

Afinal, é o próprio fabricante que está te dizendo qual a melhor forma de tratar a higienização daquele material, e certamente essa é a fonte mais confiável de consulta. Com essa simples atitude, a vida útil das suas roupas com certeza será maior.

6. Cuide da sua máquina de lavar

Se a sua máquina de lavar estiver em perfeito estado de funcionamento, com certeza isso vai refletir também na aparência e na vida útil das roupas.

Portanto, cuide para que objetos estranhos e resíduos não entrem junto com as peças no momento da lavagem, pois isso pode danificar a parte interna do equipamento. Realize também uma limpeza periódica, preferencialmente uma vez por mês, não se esquecendo também de fazer uma manutenção preventiva pelo menos a cada dois anos.

Com esses cuidados, suas roupas vão continuar lindas, mesmo as lavagens constantes das estações mais quentes. Quer conferir mais dicas? Veja também 3 segredos para perder o medo do mix de estampas.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Organização do guarda-roupa: 7 dicas para o verão

Depois das festas de final de ano, é o momento de repensar as metas e organizar a casa. Esse processo inclui a organização do guarda-roupa, tarefa que é quase um ritual para muita gente. Afinal, é sup

bottom of page