top of page

4 refeições saudáveis para o café da manhã

Todas as refeições durante o dia são importantes, inclusive, a recomendação dos médicos para a maioria das pessoas (exceto em casos de dietas especiais), é que a alimentação seja fracionada em quantidades moderadas ao longo de todo o dia. No entanto, o café da manhã tem uma função essencial para o nosso organismo: repor a energia gasta durante o sono, momento em que a gente fica sem se alimentar. Abaixo vamos dar 4 opções de refeições saudáveis para você incluir na sua primeira refeição, e ter ainda mais disposição para iniciar seu dia.

Refeições saudáveis: Frutas

As frutas estão no grupo dos carboidratos, mas também têm muitas vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos, por isso são uma das refeições saudáveis para o café da manhã. E um bom exemplo de fruta para o desjejum é o mamão papaia. Entre os mamões, ele é aquele que possui maior quantidade de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino. Além disso, ele ainda é fonte de vitamina C, nutriente importante para o sistema imune.

Ovos

Começar o dia com ovos não é tão comum aqui no Brasil como é em outros países, mas se ainda não experimentou, vale a pena. É uma das refeições saudáveis e que está no grupo da proteína e da gordura boa. A gema do ovo contribui para os índices do bom colesterol, e a clara é fonte de proteína de alto valor biológico. O ovo também tem boa concentração de aminoácidos, o que é benéfico para a manutenção do peso, uma vez que ajuda a prolongar a saciedade.

Cereais integrais

Os cereais integrais como, por exemplo, granola, aveia, pão integral e outros são boas opções de refeições saudáveis para o café da manhã, devido ao alto teor de fibras. Elas contribuem com a absorção mais lenta dos carboidratos, ou seja, também contribuem com a sensação de saciedade, e ainda com a manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Os cereais integrais são boa fonte de energia, porque fornecem vitaminas do complexo B, que dão mais pique e colaboram para o bom humor.

Laticínios

Os laticínios como, por exemplo, leite, queijo branco, iogurtes, são opções de refeições saudáveis para o café da manhã por fornecem proteínas e cálcio, contribuindo para saciedade, construção de ossos e dentes e manutenção da massa óssea.

As dicas nutricionais orientam que o café da manhã deve ser composto por todos os grupos alimentares: carboidrato, proteína, vitaminas e minerais, e ter um baixo teor de gordura. Esperamos ter ajudado com essas opções de refeições saudáveis. Sempre publicamos conteúdos e dicas legais. Siga nosso FacebookInstagramYoutubePinterest.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Organização do guarda-roupa: 7 dicas para o verão

Depois das festas de final de ano, é o momento de repensar as metas e organizar a casa. Esse processo inclui a organização do guarda-roupa, tarefa que é quase um ritual para muita gente. Afinal, é sup

bottom of page