8 dicas de cuidados com a pele no outono
A pele do rosto e do corpo está sujeita ao ressecamento durante o outono. Isso porque com o ambiente mais frio e seco, ela perde água, desidrata, e consequentemente fica ressecada e com descamação. Com alguns cuidados com a pele no outono, é possível mantê-la mais hidratada, livre daquele aspecto esbranquiçado, e também de doenças e ou alergias. Passar bem e estar confortável em todas as estações, é garantia de uma vida mais saudável e prazerosa durante todo o ano. Veja 8 dicas abaixo.
Atenção aos banhos
Um dos cuidados com a pele no outono tem relação com o ato diário de tomar banho. Devemos evitar os banhos muito quentes. Por mais que seja tentador deixar a água bem quentinha nos dias mais frios, a água muito quente pode favorecer a perda da água da pele, deixando ela ainda mais ressecada.
Talvez para aquelas com dificuldade de tomar banhos mais frios, o ideal seja deixar pelo menos a pelo no rosto, que é ainda mais sensível, para lavar na pia com água morna ou fria.
Sabonete
A escolha do sabonete também é um dos cuidados mais importantes que devemos ter com a pele no outono. Além do uso de sabonetes hidratantes, é recomendável também ficar atenta ao PH do produto, que é o índice que que mede o equilíbrio natural da acidez da pele. Para se ter uma referência, leve em consideração que a pele humana tem ph 5,5 e um sabonete para ser neutro precisa ter um ph igual ou menor que 7,0.
Geralmente os sabonetes líquidos são mais neutros, porque tem substâncias menos agressivos e mais suaves. E para quem gosta de novos produtos, as loções de limpeza, podem ser consideradas uma “evolução” dos sabonetes. Isso porque, elas proporcionam limpeza profunda sem irritar, e mantendo a umidade natural da pele.
Leia também: COMO SE VESTIR NO OUTONO
Limpeza sem excessos
A limpeza da pele é extremamente importante, mas para os cuidados com a pele no outono, o excesso pode ser muito prejudicial. Como a tendência natural da estação é estar com a pele mais ressecada, lavar demais o rosto, pode piorar a situação, devido a limpeza acabar retirando a oleosidade natural.
O recomendado é lavar 2 vezes ao dia. E para desobstruir os poros das impurezas acumuladas durante todo o dia, deixe para higienizar o rosto antes de dormir. Uma outra dica legal, é fazer uma limpeza mais suave usando a água micelar. Porque além de retirar a maquiagem, ela limpa sem ressecar e deixa a pele mais macia.
Hidratação na medida certa
Além de uma limpeza suave, a hidratação também não precisa ser tão pesada quanto no inverno, mas para os cuidados com a pele no outono, é indispensável hidratar para evitar o ressecamento e descamação. Opte sempre por um hidratante que seja indicado para seu tipo de pele, tanto para o seu corpo quanto para o rosto.
Para quem tem pele seca, a dica é apostar em produtos com componentes antioxidantes e os que são à base de óleo de amêndoa e ureia. Já as peles oleosas precisam de hidratantes cuja composição não contenha ingredientes comedogênicos (que entopem os poros).
Esfoliar a pele também é recomendada nesta estação. A esfoliação vai remover as células mortas, acabar com o acúmulo de sebo, e deixar a pele pronta para receber a hidratação.
Beba muita água
Além da hidratação externa, estar muito bem hidratada internamente também faz parte dos cuidados com a pele no outono. Engana-se quem pensa que somente o verão exige maior consumo de água. Com a baixa temperatura e falta de umidade do ar, nosso corpo fica seco e precisa de mais líquido.
Portanto, é recomendado ingerir pelo menos dois litros de água por dia também no outono. Por isso, crie o hábito de ter sempre uma garrafa de água por perto.
Use protetor solar e labial
Mais um item que algumas pessoas só associam ao verão. O protetor solar é eficaz contra as radiações solares, para qualquer exposição à luz, e também para os cuidados com a pele no outono. Por isso use diariamente o protetor, que além de proteger da radiação, ainda é essencial para hidratar a pele, e mantê-la saudável.
Outro importante aliado desta estação, é o protetor labial. Para evitar que os lábios sofram com a ação do frio, podendo rachar e até desenvolver lesões, tenha sempre na bolsa um protetor hidratante labial.
Evite ar-condicionado
Ficar em ambientes onde o ar-condicionado esteja ligado constantemente, pode contribuir para um maior ressecamento e também trazer prejuízos para os cuidados com a pele no outono. O ideal é usá-lo somente no verão ou quando o tempo estiver muito quente. Do contrário, mantenha-o desligado.
Como o tempo seco também favorece o ressecamento, outra dica é umidificar o ar. Para deixar os ambientes mais úmido, use um vaporizador, ou caso não tenha, pode usar, por exemplo, uma bacia com água.
Cuidados com a pele no outono, também incluem os pés
Eles talvez sejam as partes menos cuidadas do corpo, mas também podem sofrer mais com a mudança da temperatura. Por isso, nos seus cuidados com a pele no outono, incluía os pés. Afinal eles também merecem atenção não é mesmo?
A dica é sempre usar meias. O atrito da pele com o calçado, deixa a pele mais grossa e ressecada, dessa forma, se os pés estiverem protegidos, esse atrito será menor. Outro benefício, é que ao usar uma meia após passar um hidratante específico para os pés, a tendência é que esse creme penetre mais e hidrate melhor.
Falamos dos pés, mas e as mãos? Elas também merecem uma hidratação especial. O cuidado ideal com as mãos e os pés deve ser feito com cremes e hidratantes à base de uréia e ou glicerina.
Algumas pessoas, apresentam um ressecamento profundo durante os dias mais frios, nesse caso para manter os cuidados com a pele no outono, o mais indicado é procurar por orientações médicas. Existem alguns processos hidratantes que são feitos em consultórios por dermatologistas.
E você, como anda cuidando da sua pele?
Para acompanhar outros conteúdos interessantes siga nosso Facebook e Instagram.
#cuidadocomapele #cuidadoscomapelenooutono #dicas #cuidadoscomapele #dicasdecuidadocomapele #dicasdeoutono