top of page

8 dicas de marketing digital para lojistas

O mercado da moda é muito dinâmico e competitivo. Por isso, os empreendedores que atuam com negócios desse segmento precisam sempre estar atentos às novidades e tendências. Além disso, é necessário desenvolver canais de comunicação que possam transmitir de maneira eficiente a mensagem ao seu público alvo. Veja abaixo algumas dicas de marketing digital para ter ainda mais sucesso nos negócios.

Produzir conteúdo é uma das principais dicas de marketing digital

Os hábitos de consumo têm mudado rapidamente nos últimos anos. A consumidora contemporânea, além de produtos, também busca uma experiência diferenciado. Por isso, uma das principais dicas de marketing digital, é que sua marca se aproxime do seu público por meio de bons conteúdos. Criar conteúdo relevante para o seu cliente é algo muito valorizado, e certamente, pode ser seu diferencial.

Fale sobre moda, tendências e curiosidades sobre o universo em que sua loja está inserida. Monitore a concorrência e o comportamento do seu público, para ter feedbacks sobre sua produção. Compartilhe dicas, novidades e imagens de qualidade. Isso, além de engajar sua consumidora, ainda vai aumentar sua credibilidade.

Esteja presente nas redes sociais

Você já deve saber que seu público, ou a maior parte dele, está presente no mundo digital. Então é preciso ficar claro, que para vender mais, sua marca também precisa ter presença on-line. Ainda que não esteja disposta a investir em sites e e-commerce mais elaborados,  vender pelas redes sociais é uma grande tendência.

As redes sociais são um ótimo caminho. Elas permitem que você apresente seus produtos e serviços para um grande público que possivelmente sem o acesso às redes, nunca iria conhecer sua loja.  Além disso, elas possibilitam que você se comunique e interaja com seu cliente de forma rápida e dinâmica. Utilize os perfis do seu negócio para divulgar as ofertas, imagens atrativas de produtos e os benefícios dos mesmos. 

Boas fotos e descrição rica em detalhes

Se você tem uma loja física, já deve saber que uma vitrine pode contribuir com até 80% para vender mais. Para vender pelas redes sociais, não é diferente. É preciso expor as peças com boas fotos e todas as características e medidas com detalhes, para que não haja dúvidas. Também é preciso, assim como na vitrine física, atualizar os produtos com frequência para mostrar a diversidade da sua loja, e instigar o desejo de compra.

Se as pessoas entrarem nos seus perfis, mas não conseguirem conhecer de fato as peças, dificilmente irão efetuar a compra. Um fator determinante, que diferencia uma boa de uma má experiência de compra, é a forma como as informações são fornecidas. É preciso atenção nas descrições, informações sobre tecidos e medidas. As fotos precisam apresentar diferentes ângulos e zoom nos detalhes. Se houver a possibilidade, uma boa opção é gravar pequenos vídeos com uma modelo vestindo as peças de roupa, para que a cliente veja como a peça veste no corpo.

Aposte em redes sociais visuais

As dicas de marketing digital contemplam a importância de todas as redes. Mas para a moda, especificamente, que trabalha com produtos muito visuais, é importante dar ênfase em mídias como Instagram e Pinterest. Essas redes têm uma dinâmica diferente do Facebook, o que não significa que você não precisa estar nele. O Face ainda é uma das redes com maior acesso no Brasil.

Além de estar presente nos canais mais visuais, aposte também em vídeos. O audiovisual chama muito a atenção nas redes sociais e no marketing para moda. Os vídeos são capazes de ajudar a aumentar as vendas. A dica é fazer pequenos vídeos mostrando as peças, de preferência no corpo de pessoas, para mostrar o caimento das roupas.

Faça Stories

Os stories são uma das mais queridinhas dicas de marketing digital da atualidade. Essa dica vem complementar o que já dissemos sobre o uso de mídias visuais e dos vídeos. As pessoas gostam muito de ver os bastidores das lojas. Além disso, mesmo que ainda não seja uma cliente, essa ferramenta costuma criar laços virtuais, que podem ajudar a transformar essa audiência em uma cliente.

Conte como é o dia a dia da loja e dê detalhes sobre as peças, as vitrines, o estoque e também os vendedores. Use as ferramentas dentro do próprio Instagram como: gifs, música, hashtags, mencionar, bate-papo, entre outros. Todas essas ferramentas são excelentes para serem usadas no dia a dia para humanizar sua marca, melhorar seu atendimento, conseguir mias seguidores e muito mais!

Essa proximidade contribui muito com imagem da sua loja e comunicação com o cliente. 

Um outro ponto é o IGTV. A ferramenta proporciona a inserção de vídeos de até 60 minutos, sendo o mínimo recomendo de 3 minutos de vídeo. Você pode criar conteúdo de dicas, dia a dia, novidades.

A venda final não deve ser o foco principal

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que para vender pelas redes sociais, primeiro de tudo, é preciso tirar o foco das vendas. O modelo tradicional de vendas está sendo deixado de lado, porque os hábitos de consumo mudaram. Atualmente, as consumidoras não buscam apenas produtos, elas buscam soluções, sensações e identificação com sua marca.

Se tratando de moda, com a crescente quebra de padrões e a valorização da mulher com o empoderamento feminino, as pessoas estão em busca de realizações. Primeiro de tudo, seu foco nas redes, deve ser conquistar apoiadores da sua marca. Criar conteúdo relevante para o seu cliente é algo muito valorizado e, certamente, pode ser seu diferencial.

Fale sobre moda, tendências e curiosidades sobre o universo em que sua loja está inserida. Monitore a concorrência e o comportamento do seu público, para ter feedbacks sobre sua produção. Compartilhe dicas, novidades e imagens de qualidade. Isso, além de engajar sua consumidora, ainda vai aumentar sua credibilidade.

Interaja com os usuários

A interação é uma das dicas de marketing digital para qualquer segmento, mas na moda, ela se faz extremamente necessária. Por isso, invista no atendimento aos clientes nas redes. Responda a todas as perguntas, esclareça os detalhes sobre as peças e produtos. Fale preços e características únicas das roupas, aproveitando para convidar as pessoas para conhecerem sua loja, seja virtual ou física.

A interatividade e relacionamento são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital. É principalmente por meio do contato nessas mídias, que pessoas se conectam às marcas e até mesmo se tornam defensores dela.

Tenha uma base de dados de clientes

Uma das dicas de marketing digital muito importante é ter uma base de dados do seu público. Afinal, para ter sucesso, é preciso fidelizá-lo. Tenha formulários digitais que te permitam conhecer as preferências e opiniões das suas clientes. Com esses dados, será possível estabelecer comunicações diretas de acordo com a preferência das pessoas.

Quando seu cliente recebe, por exemplo, uma promoção em primeira mão por e-mail e ou Whatsapp, ou mesmo se depara com uma mensagem de feliz aniversário, certamente se sentirá importante, e esse sentimento refletirá diretamente no relacionamento com sua marca. Caso tenha dificuldade com a gestão e ou organização desses dados, há muitas ferramentas digitais disponíveis para essa finalidade.

Email Marketing

Antes mesmo do boom das redes sociais, o email marketing já era uma das dicas de marketing digital. E sim, ele continua funcionando bem atualmente. Se você tem uma loja física é importante ter um cadastro com e-mail das suas clientes e também das consumidoras em potencial. Entraram na sua loja? Tente pegar os dados, pelo menos o e-mail. Para quem tem loja virtual, esse trabalho pode ser mais fácil, por meio do cadastro na própria página.

O email Marketing é uma forma mais sutil de fazer marketing, porém uma ótima maneira de se fazer ser lembrado. Além disso, é a ferramenta ideal para compartilhar o conteúdo que citamos na primeira dica, e também lançamentos de novas coleções e eventos.

Vender pelas redes sociais requer interação com os usuários

A interação é uma das dicas de marketing digital para qualquer segmento, mas na moda, ela se faz extremamente necessária. Por isso, para vender pelas redes sociais, invista no atendimento aos clientes. Responda a todas as perguntas, esclareça os detalhes sobre as peças e produtos. Fale preços e características únicas das roupas, aproveitando para convidar as pessoas para conhecerem sua loja, seja virtual ou física.

A interatividade e relacionamento são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital. É principalmente, por meio do contato nessas mídias, que pessoas se conectam às marcas e até mesmo se tornam defensores dela.

Invista em Links Patrocinados

Por último, e não menos importante, uma das dicas de marketing digital para aqueles lojistas que têm um orçamento exclusivo para essa finalidade, é apostar em anúncios. Fazer campanhas em diferentes ferramentas como, por exemplo, Instagram, Facebook e Google Adwords, vai contribuir para a divulgação do seu produto e da sua marca.

Esses link’s patrocinados têm um bom custo benefício, e ainda permitem uma segmentação para o público que deseja atingir. Caso não tenha experiência com esse tipo de anúncio, o melhor a fazer é contar com uma empresa de marketing digital para que seu dinheiro seja usado de forma assertiva.

Gostou das dicas? Busque praticá-las em conjunto e tenha muito sucesso nas vendas! Se ainda é nova no digital, comece aos poucos e leia muito a respeito.

Por aqui, sempre publicamos conteúdos e dicas legais. Siga nosso Facebook e Instagram.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alfaiataria: saiba tudo sobre esse conceito e estilo

Não é preciso acompanhar tendências de moda para já ter ouvido falar no estilo alfaiataria. Se você já procurou uma peça mais estilosa para compor seu visual, os termos “tecido de alfaiataria” ou “mod

bottom of page