• Marcia Morais

8 dicas de marketing digital para lojistas

O mercado da moda é muito dinâmico e competitivo. Por isso, os empreendedores que atuam com negócios desse segmento precisam sempre estar atentos às novidades e tendências. Além disso, é necessário desenvolver canais de comunicação que possam transmitir de maneira eficiente a mensagem ao seu público alvo. Veja abaixo algumas dicas de marketing digital para ter ainda mais sucesso nos negócios.

Produzir conteúdo é uma das principais dicas de marketing digital

Os hábitos de consumo têm mudado rapidamente nos últimos anos. A consumidora contemporânea, além de produtos, também busca uma experiência diferenciado. Por isso, uma das principais dicas de marketing digital, é que sua marca se aproxime do seu público por meio de bons conteúdos. Criar conteúdo relevante para o seu cliente é algo muito valorizado, e certamente, pode ser seu diferencial.

Fale sobre moda, tendências e curiosidades sobre o universo em que sua loja está inserida. Monitore a concorrência e o comportamento do seu público, para ter feedbacks sobre sua produção. Compartilhe dicas, novidades e imagens de qualidade. Isso, além de engajar sua consumidora, ainda vai aumentar sua credibilidade.

Esteja presente nas redes sociais

Você já deve saber que seu público, ou a maior parte dele, está presente no mundo digital. Então é preciso ficar claro, que para vender mais, sua marca também precisa ter presença on-line. Ainda que não esteja disposta a investir em sites e e-commerce mais elaborados,  vender pelas redes sociais é uma grande tendência.

As redes sociais são um ótimo caminho. Elas permitem que você apresente seus produtos e serviços para um grande público que possivelmente sem o acesso às redes, nunca iria conhecer sua loja.  Além disso, elas possibilitam que você se comunique e interaja com seu cliente de forma rápida e dinâmica. Utilize os perfis do seu negócio para divulgar as ofertas, imagens atrativas de produtos e os benefícios dos mesmos. 

Boas fotos e descrição rica em detalhes

Se você tem uma loja física, já deve saber que uma vitrine pode contribuir com até 80% para vender mais. Para vender pelas redes sociais, não é diferente. É preciso expor as peças com boas fotos e todas as características e medidas com detalhes, para que não haja dúvidas. Também é preciso, assim como na vitrine física, atualizar os produtos com frequência para mostrar a diversidade da sua loja, e instigar o desejo de compra.

Se as pessoas entrarem nos seus perfis, mas não conseguirem conhecer de fato as peças, dificilmente irão efetuar a compra. Um fator determinante, que diferencia uma boa de uma má experiência de compra, é a forma como as informações são fornecidas. É preciso atenção nas descrições, informações sobre tecidos e medidas. As fotos precisam apresentar diferentes ângulos e zoom nos detalhes. Se houver a possibilidade, uma boa opção é gravar pequenos vídeos com uma modelo vestindo as peças de roupa, para que a cliente veja como a peça veste no corpo.

Aposte em redes sociais visuais

As dicas de marketing digital contemplam a importância de todas as redes. Mas para a moda, especificamente, que trabalha com produtos muito visuais, é importante dar ênfase em mídias como Instagram e Pinterest. Essas redes têm uma dinâmica diferente do Facebook, o que não significa que você não precisa estar nele. O Face ainda é uma das redes com maior acesso no Brasil.

Além de estar presente nos canais mais visuais, aposte também em vídeos. O audiovisual chama muito a atenção nas redes sociais e no marketing para moda. Os vídeos são capazes de ajudar a aumentar as vendas. A dica é fazer pequenos vídeos mostrando as peças, de preferência no corpo de pessoas, para mostrar o caimento das roupas.

Faça Stories

dicas de marketing digital

Os stories são uma das mais queridinhas dicas de marketing digital da atualidade. Essa dica vem complementar o que já dissemos sobre o uso de mídias visuais e dos vídeos. As pessoas gostam muito de ver os bastidores das lojas. Além disso, mesmo que ainda não seja uma cliente, essa ferramenta costuma criar laços virtuais, que podem ajudar a transformar essa audiência em uma cliente.

Conte como é o dia a dia da loja e dê detalhes sobre as peças, as vitrines, o estoque e também os vendedores. Use as ferramentas dentro do próprio Instagram como: gifs, música, hashtags, mencionar, bate-papo, entre outros. Todas essas ferramentas são excelentes para serem usadas no dia a dia para humanizar sua marca, melhorar seu atendimento, conseguir mias seguidores e muito mais!

Essa proximidade contribui muito com imagem da sua loja e comunicação com o cliente. 

Um outro ponto é o IGTV. A ferramenta proporciona a inserção de vídeos de até 60 minutos, sendo o mínimo recomendo de 3 minutos de vídeo. Você pode criar conteúdo de dicas, dia a dia, novidades.

A venda final não deve ser o foco principal

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que para vender pelas redes sociais, primeiro de tudo, é preciso tirar o foco das vendas. O modelo tradicional de vendas está sendo deixado de lado, porque os hábitos de consumo mudaram. Atualmente, as consumidoras não buscam apenas produtos, elas buscam soluções, sensações e identificação com sua marca.

Se tratando de moda, com a crescente quebra de padrões e a valorização da mulher com o empoderamento feminino, as pessoas estão em busca de realizações. Primeiro de tudo, seu foco nas redes, deve ser conquistar apoiadores da sua marca. Criar conteúdo relevante para o seu cliente é algo muito valorizado e, certamente, pode ser seu diferencial.

Fale sobre moda, tendências e curiosidades sobre o universo em que sua loja está inserida. Monitore a concorrência e o comportamento do seu público, para ter feedbacks sobre sua produção. Compartilhe dicas, novidades e imagens de qualidade. Isso, além de engajar sua consumidora, ainda vai aumentar sua credibilidade.

Interaja com os usuários

A interação é uma das dicas de marketing digital para qualquer segmento, mas na moda, ela se faz extremamente necessária. Por isso, invista no atendimento aos clientes nas redes. Responda a todas as perguntas, esclareça os detalhes sobre as peças e produtos. Fale preços e características únicas das roupas, aproveitando para convidar as pessoas para conhecerem sua loja, seja virtual ou física.

A interatividade e relacionamento são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital. É principalmente por meio do contato nessas mídias, que pessoas se conectam às marcas e até mesmo se tornam defensores dela.

Tenha uma base de dados de clientes

Uma das dicas de marketing digital muito importante é ter uma base de dados do seu público. Afinal, para ter sucesso, é preciso fidelizá-lo. Tenha formulários digitais que te permitam conhecer as preferências e opiniões das suas clientes. Com esses dados, será possível estabelecer comunicações diretas de acordo com a preferência das pessoas.

Quando seu cliente recebe, por exemplo, uma promoção em primeira mão por e-mail e ou Whatsapp, ou mesmo se depara com uma mensagem de feliz aniversário, certamente se sentirá importante, e esse sentimento refletirá diretamente no relacionamento com sua marca. Caso tenha dificuldade com a gestão e ou organização desses dados, há muitas ferramentas digitais disponíveis para essa finalidade.

Email Marketing

Antes mesmo do boom das redes sociais, o email marketing já era uma das dicas de marketing digital. E sim, ele continua funcionando bem atualmente. Se você tem uma loja física é importante ter um cadastro com e-mail das suas clientes e também das consumidoras em potencial. Entraram na sua loja? Tente pegar os dados, pelo menos o e-mail. Para quem tem loja virtual, esse trabalho pode ser mais fácil, por meio do cadastro na própria página.

dicas de marketing digital

O email Marketing é uma forma mais sutil de fazer marketing, porém uma ótima maneira de se fazer ser lembrado. Além disso, é a ferramenta ideal para compartilhar o conteúdo que citamos na primeira dica, e também lançamentos de novas coleções e eventos.

Vender pelas redes sociais requer interação com os usuários

A interação é uma das dicas de marketing digital para qualquer segmento, mas na moda, ela se faz extremamente necessária. Por isso, para vender pelas redes sociais, invista no atendimento aos clientes. Responda a todas as perguntas, esclareça os detalhes sobre as peças e produtos. Fale preços e características únicas das roupas, aproveitando para convidar as pessoas para conhecerem sua loja, seja virtual ou física.

A interatividade e relacionamento são alguns dos pontos mais importantes do marketing digital. É principalmente, por meio do contato nessas mídias, que pessoas se conectam às marcas e até mesmo se tornam defensores dela.

Invista em Links Patrocinados

Por último, e não menos importante, uma das dicas de marketing digital para aqueles lojistas que têm um orçamento exclusivo para essa finalidade, é apostar em anúncios. Fazer campanhas em diferentes ferramentas como, por exemplo, Instagram, Facebook e Google Adwords, vai contribuir para a divulgação do seu produto e da sua marca.

Esses link’s patrocinados têm um bom custo benefício, e ainda permitem uma segmentação para o público que deseja atingir. Caso não tenha experiência com esse tipo de anúncio, o melhor a fazer é contar com uma empresa de marketing digital para que seu dinheiro seja usado de forma assertiva.

Gostou das dicas? Busque praticá-las em conjunto e tenha muito sucesso nas vendas! Se ainda é nova no digital, comece aos poucos e leia muito a respeito.

Por aqui, sempre publicamos conteúdos e dicas legais. Siga nosso Facebook e Instagram.

#lojistas #moda #marketingdigital #modafeminina #marketingdigitalparalojistas

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Marcia Morais sempre teve o sonho de ter sua própria marca. Por isso, hoje ela pode dizer que a vida da Marcia Morais foi dedicada à moda. A criadora da marca e fundadora da empresa que leva seu própr