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Como usar o Instagram para promover minha loja? 6 dicas para começar

Estamos vivendo em uma época marcada pela presença digital e pela capacidade de se promover nas redes sociais. Por isso, para quem trabalha com varejo, é muito importante saber como usar o Instagram como ferramenta de promoção de marca e atração de clientes.

A perspectiva de que as redes sociais são apenas para entretenimento ou manter um relacionamento com uma rede de amigos é muito ultrapassada.

As marcas hoje já enxergam esse canal de comunicação como parte de uma estratégia para identificar seu público-alvo e se aproximar dele, segmentando sua rede e qualificando clientes em potencial.

Se você ainda não tem essa visão, aconselhamos que continue lendo esse artigo. A seguir você vai ver:

  1. Por que a presença digital é importante?

  2. Por que usar o Instagram?

  3. 6 dicas de como usar o Instagram a seu favor

Se interessou? Então preste bastante atenção e vamos em frente!

Por que a presença digital é importante?

A presença nas redes é importante porque estamos vivendo o contexto da transformação digital.

Esse é um processo em que as empresas estão cada vez mais utilizando a tecnologia como forma de melhorar a performance e garantir resultados ainda mais expressivos.

Essa mudança estrutural é inevitável, pois não há como negar o avanço que essas ferramentas representam para o desempenho dos negócios.

Podemos dizer também que essa não é uma mudança restrita ao mundo corporativo. Ela é um reflexo da sociedade e do quanto estamos cada vez mais adaptados e até dependentes das soluções digitais.

Basta pensar um pouco sobre a infinidade de coisas que podemos fazer com um celular, que vão desde a tradicional chamada telefônica até o delivery de comida, por exemplo.

Sendo assim, as empresas que não investem na presença digital acabam sendo facilmente esquecidas pelo público, ou pior, sequer são encontradas pelos possíveis clientes.

Por que usar o Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais com maior potencial para a divulgação de uma marca e engajamento com o público-alvo.

Segundo o relatório Digital in 2020, gerado pela agência We Are Social em parceria com a Hootsuite, especializada em gestão de marcas em mídia social, o Instagram se destaca como um dos favoritos do momento no Brasil.

Com 77 milhões de brasileiros conectados a ele, essa é a rede social que mais cresce não só por aqui, mas também no mundo.

Ter um perfil nessa plataforma permite que o alcance da sua loja seja muito maior, além de atuar como um canal de aproximação e fidelização com o público que já confia no seu trabalho.

6 dicas de como usar o Instagram a seu favor

Como pudemos ver até aqui, aprender a como usar o Instagram e fortalecer a presença da sua marca através dele é mais do que um diferencial, é uma necessidade que reflete a sociedade e o mercado atual.

Por outro lado, para promover um negócio com sucesso é preciso ter em mente que isso faz parte de uma estratégia e ficar atento a algumas dicas é importante para que o perfil realmente tenha relevância dentro da plataforma.

Por essa razão, separamos aqui algumas dicas que vão fazer toda a diferença. Confira:

1. Tenha um perfil profissional

Uma dica básica mas que muita gente pode não conhecer é a de criar um perfil profissional. Ou seja, nada de divulgar a loja pelo seu perfil pessoal ou criar uma conta para a loja como se fosse para você.

O Instagram Business, focado em contas comerciais, oferece possibilidades exclusivas, como a opção de disponibilizar o contato da loja para os seguidores, criar anúncios e obter dados de engajamento muito relevantes, apenas para citar alguns.

2. Preze por fotos de qualidade

O foco do Instagram é conquistar pelas imagens, portanto, não faz sentido postar fotos com baixa resolução. Isso pode passar uma péssima imagem para seu público, que pode perder o interesse rapidamente.

Seja para fotos ou vídeos, preze sempre pela qualidade da resolução e uma boa iluminação. Se você puder preparar fotos esteticamente mais produzidas, melhor ainda! Capriche na atratividade visual.

3. Use todas as funções da plataforma

O Instagram oferece diversas ferramentas e formatos para que você use sua criatividade para promover sua loja. Então, por que fazer sempre a mesma coisa?

Você pode usar os stories e o ao vivo, por exemplo, para conquistar uma proximidade ainda maior com seu público. Mostre novidades da loja, bastidores, promova interações com perguntas e respostas, faça promoções relâmpago, entre outras estratégias.

O importante é diversificar!

4. Seja constante

A base para aprender como usar o Instagram é entender que é preciso ser constante. Em outras palavras, não adianta fazer postagens apenas quando se tem vontade.

É preciso definir uma frequência e cumprir com ela, postando nos dias e horários determinados. Faça testes e veja em que momento há mais engajamento e se comprometa a respeitar essa responsabilidade.

Isso fará toda a diferença no alcance que seu perfil terá dentro da plataforma!

5. Use hashtags

As hashtags são um artifício muito útil para direcionar seu conteúdo para quem realmente se interessa por ele.

Assim, analise bem quais delas representam sua loja e os produtos que aparecem na postagem, facilitando para quem está buscando novidades através delas.

Você pode ainda criar uma hashtag exclusiva para a sua loja. Assim, seus clientes também vão poder usá-la, divulgando ainda mais o seu negócio.

6. Se relacione com seus seguidores

Lembre-se de que promover seu negócio também significa se relacionar bem com seus clientes e potenciais clientes para gerar engajamento.

Por isso, é importante dar atenção aos seus seguidores e mostrar que você se importa com a opinião deles. Afinal, se estão seguindo seu perfil é porque gostam do seu conteúdo.

Portanto, responda a todos os comentários, mensagens diretas e sempre mencione os clientes quando repostar algum conteúdo deles relacionado à sua loja.

Essas foram nossas dicas para você que está começando a criar ou fortalecer sua presença digital e quer saber como usar o Instagram para promover sua loja. Se você gostou desse conteúdo, também pode ser útil:

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