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Pinterest: como usar e fazer sua loja crescer

O Pinterest é uma plataforma muito potente para atrair clientes para sua loja de roupas, levando o nome dela a mais pessoas e aumentando o reconhecimento da marca como um todo.

Assim como o Instagram, essa é uma rede social com foco no apelo visual, mas elas não devem ser confundidas. Suas características são um pouco diferentes e a forma como as empresas devem utilizá-la para negócios também.

Se você ainda não tem muita afinidade com o Pinterest ou não sabe como ele pode ser usado para negócios, as dicas deste artigo com certeza vão ser úteis para você. Acompanhe!

O que é e como funciona o Pinterest?

O Pinterest é uma espécie de buscador visual, muito utilizado por usuários do mundo todo, tendo ultrapassado a marca de 300 milhões de usuários mensais em 2019.

Ele é muito utilizado por pessoas que querem buscar ideias e inspirações para os mais diversos fins, seja para encontrar ideias de decoração de ambientes, receitas culinárias, customização de objetos e combinações de roupas, por exemplo.

Em outras palavras, é um mural online, alimentado pelos próprios usuários e que podendo ser visível para todos que buscarem por termos relacionados. Dentro dele, é possível salvar as ideias em boards pessoais, categorizando de acordo com temas do seu interesse.

Outro ponto positivo é que ele é integrado ao Twitter e ao Facebook, podendo ter suas imagens compartilhadas lá também.

Como funciona como um grande catálogo para os usuários, o Pinterest é uma grande oportunidade de fixar o nome do seu negócio na memória dessas pessoas, se tornando uma referência e influenciando na decisão de compra.

Fazendo sua loja crescer com o Pinterest

Não há uma regra sobre quais os segmentos de negócio que podem ou não se promover no Pinterest, mas sem dúvidas o setor de moda é um dos mais privilegiados.

Ele é uma excelente fonte de pesquisa para quem está sem muita criatividade, mas quer compor um look diferente com aquela calça jeans coringa, por exemplo.

Ou ainda, para quem precisa de uma ajudinha para aprender como combinar melhor as cores na hora de se vestir.

Veja quais são as formas de usar o Pinterest estrategicamente para fazer sua loja crescer:

Apresentar produtos

Quer apresentar uma coleção nova que chegou na sua loja de roupas? O Pinterest é uma ótima opção. Você pode criar um verdadeiro catálogo dentro do seu perfil!

Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, lembre-se de que essa plataforma não tem como função a venda direta, e sim servir como inspiração para o usuário. Por isso, não deixe de incluir na legenda alguma dica sobre a peça da imagem.

Você pode recomendar ocasiões em que aquela peça é uma boa opção, assim como combinações que a valorizam. A imagem deve capturar o interesse, mas não pode ser pura propaganda, ok?

Outra questão importante é a qualidade das fotos. Assim como no Instagram, imagens com baixa resolução e pouco atrativas tendem a ser um fracasso de engajamento. Capriche na produção delas, valorizando os ângulos e cores das peças para que sejam agradáveis aos olhos.

Dar ideias e concluir vendas

Datas comemorativas e aniversários costumam ser situações bem complicadas para pessoas que vivem na correria ou não sabem o que dar de presente. Nessas horas, o Pinterest acaba sendo uma solução eficaz para encontrar ideias do que comprar.

Pensando assim, você pode fazer posts temáticos, com dicas de peças incríveis para dar de presente no Dia das Mães ou no Natal, por exemplo.

Mais do que isso, você pode incluir a descrição de preços (principalmente com cupons de desconto) e um link que redirecione para seu site ou Whatsapp, permitindo que o usuário entre em contato e conclua a compra caso tenha interesse.

Aumentar o reconhecimento da loja

Como dissemos antes, o Pinterest permite o compartilhamento de publicações em outras redes sociais, sendo uma ótima oportunidade de expandir sua presença nelas também.

Além do mais, através dele é possível gerar mais identificação e engajamento com o público. Como acontece nas outras mídias, é possível fazer comentários e seguir pessoas, aumentando assim a interação dentro da plataforma.

Fazer pesquisas de mercado e monitorar o público

Assim como é possível observar quais publicações estão mais em alta no segmento de moda, o Pinterest já conta com seu próprio Analytics.

Ou seja, ele tem seu próprio sistema de análise de dados, o que te permite acompanhar quais de suas publicações tiveram uma performance melhor e trouxeram mais engajamento para sua marca.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de conferir também como engajar sua marca durante o período de crise.

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